Monitorias

O Programa de Monitorias PUCRS tem a finalidade de envolver estudantes de graduação nas atividades de ensino, desenvolvendo iniciativas de apoio à aprendizagem de outros estudantes em temas relacionados às disciplinas curriculares dos cursos de graduação da Universidade.

.

O que mudou?

Com este novo modelo a PUCRS passa a ter um programa de monitorias, com informações e desdobramentos únicos para todas as Escolas. As monitorias se dividem em voluntária e com bolsa, só alterando o local de atuação do aluno monitor.

Monitor

A principal atividade do estudante monitor é ajudar seus pares com os conteúdos das disciplinas, identificando as dificuldades específicas como, por exemplo, a aplicação e compreensão de conceitos, intepretação de texto e redação, levando os colegas a entenderem o raciocínio, ajudando-os na construção da autonomia acadêmica. As vagas de monitoria são preenchidas por semestre letivo, mediante processo de seleção e classificação. As monitorias podem ser remuneradas (com bolsa) ou voluntárias. Para concorrer a uma vaga o aluno deve estar regularmente matriculado em cursos de graduação da PUCRS e ter disponibilidade de cumprir a carga horária exigida no edital, não comprometendo as atividades acadêmicas.

Ver as Oportunidades

Professor

Diversos estudos acadêmicos reconhecem que as monitorias oferecidas por outros alunos monitores impactam positivamente no desempenho dos estudantes. Esse apoio torna-se ainda mais efetivo quando conta com subsídios dos professores. As monitorias podem ser remuneradas (com bolsa) ou voluntárias. Para solicitar a monitoria, o professor deve, preferencialmente, ministrar a disciplina naquele semestre e no caso de diversas turmas ou grupo de disciplinas com conteúdo comum, um único professor solicita, com o consentimento dos demais. O professor responsável deverá participar do processo de seleção, deverá fornecer subsídios necessários ao monitor para o bom andamento da atividade de monitoria.

Acessar o sistema

Ficou com alguma dúvida?

Acesse a página de dúvidas frequentes para saber mais. Outras questões e casos específicos devem ser encaminhados diretamente para a Prograd no email monitorias@pucrs.br.

Precisa da ajuda de um monitor?

Saiba aqui quais são as disciplinas que oferecem monitoria e onde encontrar os monitores.